O convite de casamento é o responsável pela primeira impressão que os convidados terão do seu grande dia. É através dele que as pessoas poderão conhecer o estilo dos noivos, saber se será um casamento rústico, clássico, moderno, temático, enfim.
Os detalhes
Vários detalhes devem ser pensados na escolha do convite: a linguagem visual que o casal pretende adotar – clássica? rústica? moderna? -, que será definida pelo tipo de papel, cores, formato, fontes, layout…
O convite clássico
Casamentos tradicionais têm usado bastante os modelos clássicos, principalmente o envelope de bico ou tampa reta. Para um detalhe especial, o hot stamping, impressão com efeito metalizado, está em alta, sobretudo no monograma e no nome dos noivos.



A fonte
As fontes também contribuem para personalizar os convites. As opções são inúmeras, e as modernas têm sido muito usadas.


As cores
Papéis em cores como nude (rosé seco), cinza, azul-marinho, atualmente, são os preferidos pelos noivos.



Estampas florais e aquarelas
As estampas florais e aquarelas personalizadas são uma forte tendência. Com ilustrações em aquarela, os noivos transmitem sentimentos como delicadeza, suavidade, ternura ao ato de convidar. Muito utilizadas em papel vegetal sobreposto, no forro do envelope ou em alguns detalhes.



Convites: @atelierdoconvite


Aquarela: @studiolulis
O convite rústico
Para casais que pretendem se casar perto da natureza – no campo, na praia ou no jardim de casa. O papel craft é uma ótima escolha.





O convite moderno
Nesse estilo de convite, as fontes são mais modernas, os elementos são descolados, as cores, mais ousadas e o formato, original.



O tempo também é importante
Segundo Flávia Fonseca, do Atelier do Convite, se os noivos quiserem desenvolver uma identidade visual para os presentes dos padrinhos, o menu, kits de toilette, plaquinhas etc., o ideal é procurar a gráfica de 6 a 8 meses antes do evento. Se não for adotar uma identidade, o ideal são 4 a 6 meses antes. Uma boa assessoria de casamento também pode auxiliar nesse sentido.
Aproveite que está aqui e leia o post Lista de convidados do casamento é muito importante. Te vejo por lá! E se gostou do post Convite de casamento: escolha o seu, compartilhe!