Lista de convidados do casamento é muito importante!

Muitos noivos acham que a lista de convidados do casamento é a pior parte da organização do evento, pois ela gera muita indecisão e desconforto ao casal.

Com quanto tempo de antecedência a lista de convidados do casamento deve ser elaborada?

A lista de convidados deve ser feita já no começo do planejamento.  Só depois de definida a lista você terá a noção do número de pessoas, tipo de festa e orçamento da recepção. Mesmo para um casamento realizado somente na igreja  é necessário saber a quantidade de pessoas presentes,  para encontrar um local onde melhor acomodar seus convidados.

O cuidado com a lista deve ser redobrado: é importante saber que ela deve sempre levar em conta o orçamento, pois o custo de muitos itens da recepção é calculado pelo número de convidados. Por exemplo, o tamanho do bolo, a quantidade de convites, os doces, os bem-casados, as bebidas, o almoço ou jantar etc.

lista de convidados do casamento
Foto: Áurea Andrade

Abaixo, algumas dicas para auxiliar você na montagem da lista de convidados do casamento

  • Um erro comum na elaboração da lista

Um erro comum é os noivos fazerem listas separadas. A lista final ficará mais extensa e, possivelmente, fora do orçamento.  O ideal é fazer a lista em conjunto, fica mais fácil reduzi-la depois.

  • Colegas de trabalho: convidar ou não?

Não há obrigação de convidar, pois o casamento é um evento íntimo e não a melhor ocasião para fazer política ou discutir negócios. Normalmente, convida-se aqueles que já fazem parte da vida pessoal do casal, independente do trabalho. A dica é não comentar sobre o casamento no local do trabalho, para não criar expectativas. E não colocar o convite de casamento no mural, pois dá a entender que você está convidando a todos da empresa.

  • Convidados dos pais 

Se os pais dos noivos estão ajudando na festa, eles certamente vão querer convidar algumas pessoas de seu círculo de amizade. Determine uma cota de convites para que enviem a quem quiserem. E mesmo que eles não estejam ajudando nos gastos, é um gesto  carinhoso e educado; basta combinar um número adequado de pessoas para convidarem.

  • Convidar pessoas para a cerimônia e não convidar para a festa

Nunca faça isso, é muito deselegante e de mau gosto, e pode gerar mágoa e ressentimento.

  • Como fazer para cortar algumas pessoas da lista

Pense na proximidade que têm com elas e qual a real importância daquelas pessoas no dia a dia de vocês.  “Eu frequento a casa dela e ela, a minha?” “Elas são importantes para nós?” “Nós nos encontramos sempre?” As respostas podem ajudar a definir a lista de convidados do casamento.

  • Como agir com pessoas que se convidam para o casamento?

Tente explicar delicadamente aquele é um momento que será comemorado com pessoas muito próximas e com familiares. Vocês  podem dizer também que será um evento pequeno e que o espaço não comporta um grande número de convidados.

  • A antecedência necessária para enviar os convites

Geralmente, os convites são enviados com 30 dias de antecedência; mas nós,  da ATO Cerimonial, acreditamos que o ideal seriam seis ou sete semanas, para dar tempo de entregar todos os convites e de as pessoas se prepararem com alguma folga. Para convidados que moram fora, o ideal seriam pelo menos dois meses.

  • Para confirmar a presença

Encerre sempre o convite com o clássico RSVP até o dia XXX. (O francês Répondez s’il vous plaît quer dizer “Responda, por favor”.) É importante que os convidados confirmem presença para dar tempo de eventuais alterações ou acréscimos nas providências da festa.

A lista de convidados do casamento: já iniciou a sua?

Se você utiliza algum critério que não mencionei neste post, participe dos comentários,  dando dicas para outras noivas. E se gostou do post, compartilhe!

Aproveite que está aqui e leia as Dicas de etiqueta para cerimônia e recepção de casamento. Te vejo por lá!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *