Assessoria de casamento: a importância de contratar uma

A assessoria de casamento é uma função essencial para melhor resultado do evento. Pode parecer fácil de realizar, mas  exige muita dedicação e responsabilidade.

Além de cuidar de todos os detalhes de seu casamento, nós, assessores, exercemos vários papéis. Somos consultores financeiros e, muitas vezes, psicólogos.

Contratar uma assessoria de casamento é fundamental. O assessor experiente sabe o que deve ser feito, estabelece prioridades, dá organicidade aos preparativos, à cerimônia e à festa. Os noivos, em geral novatos no assunto, podem cometer sérios equívocos, se assumem esse papel. E podem pôr tudo – ou muito – a perder. O casamento é um momento único, e a ocasião deve ser maravilhosa, inesquecível.

O diferencial da experiência

A experiência do assessor de eventos é indispensável. Ele precisa entender um pouco de cada aspecto de uma cerimônia e festa. Da decoração, do buquê, do cardápio, da iluminação, passando pelo gerador de energia, pelos estragos em alguma roupa, por eventuais indisposições de convidados e assim por diante. Diante de imprevistos, a presença de  profissionais que saibam como solucionar as questões e, principalmente, que tenham jogo de cintura é a chamada “mão na roda”… E a experiência, nesse momento, faz todo o diferencial.

assessoria de casamento
Foto: Adriana Porto

Assessoria de casamento e planejamento

Uma boa assessoria de casamento, contratada desde o início, ajuda a evitar erros lá na frente. Dentro do orçamento dos noivos e de acordo com o número de convidados, os assessores identificam com propriedade o perfil dos noivos e podem ajudar muito. Na escolha dos melhores locais para a cerimônia e a festa, na escolha de bons fornecedores; na assinatura de contratos com os fornecedores; no planejamento e na organização de um cronograma de prioridades para cada mês.

assessoria de casamento
Foto: Spiritolibero

A assessoria-dia:

Já a chamada assessoria-dia é mais complicada. Aqui, os noivos resolvem praticamente tudo, e os assessores-dia precisam estar presentes somente para a realização da cerimônia e da festa. Nesses casos, muitas vezes percebem-se falhas que podiam ter sido evitadas. Falhas em contratos já assinados com fornecedores; contrato de “boca” feitos por alguns noivos com profissionais do evento, sem garantia do cumprimento do combinado; espaços contratados sem a verificação do alvará de funcionamento, o que pode comprometer o evento, e assim por diante.

A importância da pesquisa

É sempre bom fazer pesquisa, pedir a opinião de amigos, familiares, ex-clientes, para investigar as referências da assessoria de casamento que se quer contratar. E sempre desconfiar de empresas que cobram valores muito baixos: nesse caso, podem estar ganhando “por fora”  comissões  sobre o valor de outros fornecedores. Isso encarece em cerca de 10 a 20% o valor final de um evento. Empresas sérias não ganham em cima do fornecedor que indicam.

Por tudo isso, recomendamos cuidado para escolher uma assessoria de casamento e uma antecedência confortável de mais ou menos um ano para dar início aos preparativos de seu casamento. Afinal, de certa forma, ele começa no primeiro passo, nos primeiros papos…

Assessoria de casamento: já escolheu a sua?

Aproveite que está aqui e leia as dicas de etiqueta para cerimônia e recepção de casamento. Te vejo por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *