7 dicas de etiqueta para a cerimônia e recepção de casamento

Imagem: Adriana Porto

O casamento é um momento único e muito esperado, mas, para que o dia seja especial, seguem abaixo algumas dicas importantes:

1- Atraso da noiva

O atraso da noiva é indelicado, tanto que hoje os padres encurtam a cerimônia quando a noiva chega a igreja depois do horário.

2- Respeitar o convite

A lista de convidados é sempre uma questão muito importante para os noivos. É indelicado levar pessoas que não foram convidadas. Se o convite diz “Sr. Fulano e Família”, apenas os membros da casa estão convidados para o casamento. Quando está escrito “Sr. e Sra.”, o convite  é restrito ao casal. Pessoas que não foram convidadas e aparecem como “penetras” comprometem o evento como: a quantidade de alimentos, bebidas, lugares etc.

3- Confirmar ou não a presença

Evento bem planejado evita custos extras e surpresas desagradáveis. É importante e delicado confirmar a presença ou informar a ausência.

4- Levar adornos para casa

Objetos de decoração, guardanapos, taças e outros são geralmente alugadas pela empresa contratada para a festa. Levando-os para casa, o convidado corre o risco de ser barrado por seguranças. Além disso, os noivos pagam por esses objetos, gerando gastos extras para o casal.

5- Ocupar mesa reservada

Geralmente há mesas reservadas para pais dos noivos na recepção. Retirar as placas de reserva e acomodar-se nesses lugares é, no mínimo, desrespeitoso.

6- Colocar o celular em modo silencioso durante a cerimônia

É uma questão de educação e delicadeza.

7- Não atrapalhe os fotógrafos e os demais profissionais do evento

Entrar na frente dos fotógrafos pode comprometer os registros e o andamento da cerimônia e festa, pois foi tudo contratado e planejado juntamente com os noivos. Registrar os momentos importantes do casamento é função do profissional contratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *